sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PARTICIPE DA 6ª NOVENA

Dia 30/09/11 – Sexta – 6ª NOVENA
Tema do dia: Maria Sinal da Salvação (Is, 7)
Noitantes e responsáveis pelo leilão: Comercial Victor, São Francisco Construções, Requinte Modas, Bairros: Rua Nova, Piçarreira I e Piçarreira II, aposentados, pensionistas, Apostolado da Oração, Missionários da Mãe Rainha, Comunidades: Titaras, São Francisco, Campininha e Brasileira.
Padrinhos da Noite: Inácio e Bárbara
Mordomos: Mercadinho Nossa Senhora de Fátima
Benfeitores: Unidade Escolar “Tote Oliveira” e “Nilo Rêgo”

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Festejo de São Francisco


Dia 29/09/11 – Quinta– 5ª NOVENA
Tema do dia: A aliança de Deus com seu povo (Is, 55).
Noitantes e responsáveis pelo leilão: Secretarias: de Esporte, Cultura, Agricultura e Obras, Armazém Paraíba, Renovação Carismática, Pastoral Familiar, Av. Nossa Senhora de Fátima, Bairro Baixinha, comunidades: Maricá, Tenda de Coco, Lojas Matiense, Cantinho I, Cantinho II, Caboré, Pé do Morro, Saco e Coivaras.
Padrinhos da Noite: Ulisses Araújo e Alana Gomes
Mordomos: Comercial Senhor do Bonfim
Benfeitores: Unidade Escolar “João Antonio de Miranda”

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Festejo de São Francisco em Porto-PI


Participe do festejo de São Francisco 2011. Hoje será celebrada a 4ª novena
Acompanhe a programação:
Dia 28/09/11 – Quarta – 4ª NOVENA
Tema do dia: O Deus libertador é o Deus verdadeiro (Ex 18 ).
Noitantes e responsáveis pelo leilão: Câmara de Vereadores, todas as crianças, Acredinorte Móveis, Lojinha Santa Cruz, Conselho Tutelar, funcionários públicos e privados, Av. Dirceu Arcoverde, Pastoral da Criança, Comunidades: Giral e Estanhado.
Padrinhos da Noite: João Neto e Naiza
Mordomos: Dalva Variedades
   Benfeitores: Creches: “Tia Francisquinha”, “Pequeno Polegar” e “Salvador de Sousa Castro”.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Primeira Blitz dos Motoqueiros

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Porto realizou no dia 25 de setembro na 1ª noite do Festejo de São Francisco a Primeira Blitz dos Motoqueiros em Porto. O intuito desta blitz é conscientizar os motoqueiros e motoqueiras de nossa cidade dos cuidados que devemos tomar ao pilotar uma moto, já que aqui em Porto, ultimamente vem ocorrendo muitos acidentes de motos com vitima fatal e a maior causa é por imprudência. Por isso nossa paróquia decidiu orientar a todos sobre o uso deste meio de transporte. No final da passeata com os motoqueiros, participamos de uma reflexão e depois aconteceu sorteio de alguns brindes para os participantes. Pe. Adão destacou a importância da prevenção quando se anda de moto, "devemos ter também muita atenção nos cruzamentos e em todos os momentos quando se anda de moto", disse.






segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Inicio do Festejo de São Francisco

O Festejo de São Francisco em Porto teve inicio neste dia 24 de setembro e sua abertura foi uma das mais participativas, mesmo sem termos veículos de comunicação na cidade para se divulgar esta festa a população participou muito bem. E você é convidado também a participar de umas das Festas religiosas mais tradicional do Baixo Parnaíba. Graças ao empenho de nossa gente e de nosso pároco Pe. Adão, nossa paróquia caminha com passos firmes rumo a Jesus Cristo.
Veja as fotos da abertura do Festejo de São Francisco 2011.












quinta-feira, 15 de setembro de 2011

1ª BLITZ DOS MOTOQUEIROS EM PORTO

Convidamos todos os motoqueiros para participarem da Blitz do motoqueiro que será realizado na primeira novena do festejo de São Francisco, dia 25 de setembro ás 03:00h da tarde com reflexão, procissão e sorteio de brindes para os motoqueiros. Os interessados devem fazer sua inscrição na secretaria da paróquia até o dia 23 de setembro pela manhã.
Pe. Adão e COMIPA

Nossa Senhora das Dores



Nossa Igreja celebra hoje a festa que tem uma antiga tradição cristã. A sensibilidade de piedosa compaixão do povo cristão está eloqüentemente expressa no quadro da Pietá. Nossa Senhora das Dores recebe no colo o filho morto apenas tirado da cruz. É o momento que se reveste da incomensurável dor uma paixão humana e espiritual única: a conclusão do sacrifício de Cristo, cuja morte na cruz é o ponto culminante da Redenção.

Em 1667 a Ordem dos Servitas, inteiramente dedicada à devoção de Nossa Senhora (os sete santos Fundadores no século XIII instituíram a "Companhia de Maria Dolorosa") obteve a aprovação da celebração litúrgica das sete Dores da Virgem, esta festa foi celebrada também com o título de Nossa Senhora da Piedade e A compaixão de Nossa Senhora, tendo sido promulgada por Bento XIII (1724-1730) a festa com o título de Nossa Senhora das Dores, e que durante o pontificado de Pio VII foi acolhida no calendário romano e lembrada no terceiro domingo de setembro. Foi o Papa Pio X que fixou a data definitiva de 15 de Setembro, conservada no novo calendário litúrgico, que mudou o título da festa, reduzida a simples memória: não mais Sete Dores de Maria, mas menos especificadamente e mais portunamente: Virgem Maria Dolorosa. Com este título nós honramos a dor de Maria aceita na redenção mediante a cruz. É junto à Cruz que a Mãe de Jesus crucificado torna-se a Mãe do corpo místico nascido da Cruz, isto é, nós somos nascidos, enquanto cristãos, do mútuo amor sacrifical e sofredor de Jesus e Maria. Eis porque hoje se oferece à nossa devota e afetuosa meditação a dor de Maria. Mãe de Deus e nossa.

A devoção, que precede a celebração litúrgica, fixou simbolicamente as sete dores da Co-redentora, correspondentes a outros tantos episódios narrados pelo Evangelho: a profecia do velho Simeão, a fuga para o Egito, a perda de Jesus aos doze anos durante a peregrinação à Cidade Santa, o caminho de Jesus para o Gólgata, a crucificação, a Deposição da cruz, a sepultura, portanto, somos convidados hoje a meditar estes episódios mais importantes que os evangelhos nos apresentam sobre a participação de Maria na paixão, morte e ressurreição de Jesus.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

V BLITZ DA JUVENTUDE


A cidade de Porto teve uma grande participação na V Blitz da Juventude, conseguimos levar uma caravana de 210 jovens "que muito bem participaram e orgulharam a nossa cidade, estamos todos de parabens disse Pe. Adão (Pároco de Porto)" Foi realizado em Cabeceiras do Piauí. A Blitz da Juventude é um encontro realizado desde 2007 pelo Zonal III da Diocese de Campo Maior, com o intuito de animar os jovens de nossas paróquias e comunidades e orientá-los sobre algum tema atual em que estamos vivendo. Este ano com o Tema: Jovens tecendo relações de vida e o Lema: “Juventude, protagonista da vida”. Estiveram presentes as caravanas das cidades de Barras, Porto, N. S. dos Remédios, Campo Largo e Boa Hora.
O encontro teve inicio às 16hs no Centro de Evangelização João Paulo II com a animação dos Missionários da Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus de João Pessoa-PB, logo após o jantar os jovens seguiram em caminhada para a Igreja Matriz de São José para a Santa Missa presidida por Dom Eduardo, que durante sua homilia motivou a juventude para que possam perceber o verdadeiro sentido dos encontros da Juventude e lembrou com ênfase das palavras de Bento XVI na Jornada Mundial da Juventude em Madri, e já motivando os jovens a se prepararem para a próxima Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Rio de Janeiro em 2013; ao termino da missa os jovens seguiram caminhada divida em três momentos: 1º momento abordando a relação dos jovens com a família; 2º momento, a relação dos jovens com os jovens; 3º momento, a relação dos jovens com a sociedade, encerrando-se no Ginásio de Esportes com muita animação, louvor e apresentação de danças. A  Blitz da Juventude 2012 será realizada em Campo Largo. 
















sexta-feira, 2 de setembro de 2011

COMUNIDADE MOCAMBO

A comunidade Mocambo estar celebrando o Festejo de Nossa Senhora da Boa Esperança, teve inicio dia 29 de agosto e encerrá no dia 08 de setembro de 2011. Participe das novenas, estão sendo celebradas ás 07:30h da noite pelo seminarista Leandro Melo na capela da comunidade.

DIA 03/09 – Sábado – 5ª NOVENA
Noitantes: Comunidade Sussuarana, Bairro Alto Bonito e Av. Nossa Senhora de Fátima.
Responsáveis pelo leilão: Delma, Eliana, Odete, Darlene e Dinha, Pedro e Rosélia, Antonio e Rosimar e todos da Sussuarana.
Mordomos: Araújo e Maria de Deus 
Padrinhos da noite: Chagas Victor e Laudeci
DIA 04/09 – Domingo – 6ª NOVENA
Noitantes: Comunidades: Guabiraba I e Canto da Canoa, Bairros: Piçarreira I e II e Aposentados.
Responsáveis pelo leilão: Lúcia e Guilherme, Socorro, José Preto e Francisca Marta, Domingos Martins e Francisca Viana, Antonio Darcir e Antonia e todos da Guabiraba I e do Canto da Canoa.
Mordomos: Delson e Maria Dais
Padrinhos da noite: Batista e Fátima Mota

SETEMBRO - MÊS DA BÍBLIA

“Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”, com essa frase, de São Jerônimo, que a Igreja celebra, nesse mês de setembro, o Mês da Bíblia. Neste ano, o estudo proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será o Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”.
O Mês da Bíblia tem como tema “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”, e o lema “Aproximai-vos do Senhor”.
O presidente da Comissão para a Animação Bíblico-catequética e arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergmann, escreveu uma mensagem para toda a comunidade cristã que celebra o Mês da Bíblia.
Dom Jacinto pede que todos procurem viver intensamente o esse mês, em todas as comunidades cristãs espalhadas pelo território nacional. “Que bom que temos um Subsídio elaborado pela Comissão para a Animação Bíblico-catequética, que, usado em nossos Grupos Bíblicos, nos ajudará a conhecer e interpretar, a comungar e orar, a evangelizar e proclamar a Palavra de Deus e assim caminharmos sempre mais para uma verdadeira animação bíblica da pastoral, formando entusiastas discípulos missionários de Jesus Cristo”, destacou.
O Subsídio
O Subsídio apresenta vários textos para estudo, reflexão, oração e prática para o Mês da Bíblia de 2011. Não pretende dizer tudo, mas apontar pistas para o trabalho individual e comunitário. Foi pensado como material de apoio, isto é, traz elementos informativos a serem desenvolvidos posteriormente e indica também roteiros práticos, que podem orientar grupos de reflexão e leitura orante sobre o assunto.
Leia abaixo a íntegra da mensagem de dom Jacinto Bergmann, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB.

Mês da Bíblia

Mês de Setembro para a nossa Igreja no Brasil já é, por uma bonita tradição, sinônimo de MÊS DA BÍBLIA. O grande São Jerônimo, presbítero e doutor, cuja memória celebramos no final do mês de setembro, dia 30, nos motivou desde o início e motiva ainda hoje para a dedicação do mês de setembro inteiro para ser o da Bíblia. Sabemos da importância do trabalho bíblico de São Jerônimo realizando a tradução da Vulgata; e sua frase é emblemática: “Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”.
Também já é uma bonita tradição, a CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, oferecer um tema para o Mês da Bíblia para o estudo, a reflexão, a oração e a vivência da Palavra de Deus. O tema pode girar ou em torno de trechos bíblicos, ou de um Livro bíblico, ou até de um conjunto de Livros bíblicos. A escolha do tema para o Mês da Bíblia deste ano de 2011, concentrou-se no trecho do Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”. É necessário olharmos as etapas da travessia desértica do Povo de Deus, saindo do Egito e buscando a Terra Prometida: as dificuldades enfrentadas pelo Povo de Deus, tanto os problemas da natureza, quanto os desafios oriundos pela convivência humana, criaram a necesidade de enraizar e vivenciar a fé, a esperança e o amor em Deus. Queremos aprender com o Povo de Deus a realizarmos a nossa travessia de discipulado e missão. Eis, pois, o tema tão propício para o Mês da Bíblia de 2011: “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”. Mas, o fundamental em tudo isso, é estar próximo ao Senhor Deus. Assim, do capítulo 16, versículo 9, é tirado também o lema: “Aproximai-vos do Senhor”.
Vamos viver intensamente o Mês da Bíblia em todas as nossas comunidades cristãs espalhadas pelo território nacional. Que bom que temos um Subsídio elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, que, usado em nossos Grupos Bíblicos, nos ajudará a conhecer e interpretar, a comungar e orar, a evangelizar e proclamar a Palavra de Deus e assim caminharmos sempre mais para uma verdadeira ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL, formando entusiastas discípulos missionários de Jesus Cristo.

Dom Jacinto Bergmann,
Arcebispo de Pelotas e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética


FONTE: CNBB

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

XIII Encontro Vocacional

        A Pastora Vocacional que é formada por um grupo de jovens de nossa paróquia realizou no último domingo, 28 o seu XIII Encontro Vocacional que este ano trouxe o tema: “Jovens, vós que temeis ao Senhor, amai-o e vossos corações se encherão de luz” (Eclesiástico 2, 10). E a novidade do encontro foi sua realização na comunidade Titaras, já que este grupo nunca realizou o encontro fora da cidade de Porto. Foi realizado o dia todo e encerrou com a novena a noite, já que  a comunidade estava realizando o Festejo de São Raimundo Nonato.